Saturday, September 28, 2013

Pincéis: As primeiras dicas...



Eles são muitos, nos mais diversos tamanhos, formas, comprimentos e densidades. 

Esse post foi difícil de fazer exatamente por essa diversidade toda. Por isso, vamos devagar! E como sempre é bom deixar claro, no mundo da maquiagem, não existem regras: Cada um usa o que prefere, de acordo com a técnica desejada. Sem contar que, falando sobre pincéis, existe uma infinidade que pode funcionar melhor com cada produto, tipo de pele, resultado desejado,... 

Fiquei pensando em como separar as categorias de pincéis e exemplificar as características gerais de cada um. Pois vocês podem adaptar com os que vocês já tem em casa. Mas, vamos com calma: Tem muita coisa ainda pra falar! 

Pincéis com cerdas curtas  X  Pincéis com cerdas longas: 

Os pincéis de cerdas curtas são ideias para coletar mais sombra, por exemplo, e depositar para um efeito de maior intensidade. Se usado com um primer de olhos, mais intensa ainda é a cor. Lembre-se, sempre retirar o excesso de produto dando batidas para que o máximo de produto fique nas pálpebras e não na forma de 'olheiras multicoloridas'.

Já os pinceis com cerdas longas, naturalmente podem ser usados para coletar mais produto e/ ou cobrir uma área maior. Pincéis, com essa característica, podem ser achados de todos os tamanhos e formatos: mais pontudos, mais arredondados... O ideal é achar o seu favorito. Os pinceis com formato mais pontudo, podem ser usados com o produto bem na ponta e as cerdas mais curtas poderão esfumar com mais facilidade. Pinceis para contorno de rosto, de côncavo podem se sair super bem com esse formato. Os de formato mais arredondado podem funcionar para principiantes já que não existe um lado correto de usar.


 Pincéis esparsos Pincéis densos:


Os pinceis mais fofos (esparsos) coletarão menos produto e esfumarão com mais facilidade. Eles funcionam super bem com produtos em pó, mas ainda assim, dependendo da densidade, podem ser usados com as bases líquidas. A aplicação geralmente tem melhor acabamento quando aplicado com movimentos circulares.

E os pincéis mais densos? Eles acumularão mais a maquiagem entre as cerdas, e podem deixar um aspecto mais carregado, por isso cuidado! Geralmente, esses pincéis funcionam melhor com produtos líquidos ou cremosos. Se for aplicar base, faça com movimentos para baixo, pra garantir melhor acabamento. Caso esse tipo de pincel deixe os temidos 'rastros' que denunciam o uso excessivo de maquiagem, logo após a aplicação, use o dedo para dar as famosas 'batidinhas'. O calor da sua mão ajuda a misturar a maquiagem à pele.


Pincéis com cerdas únicas X Pincéis com cerdas duo-fiber:

Acho que a explicação de um pincel de cerdas com um tipo de fibra é descartável. Preciso mesmo explicar o que é esse pincelzinho doido que tem sido fabricado de todo tamanho, cor e forma: o 'duo-fiber'. No pincel existem dois comprimentos de cerda. A mais alta tem fibras bem finas para aplicação leve do produto. E as cerdas mais curtas vêm com o papel de esfumar, essas não precisam ser tão finas. São ótimos para deixar um aspecto leve, esfumado e natural. Geralmente funcionam melhor com produtos em pó. Trabalhe com movimentos circulares. As cerdas maiores e mais finas pegam pouco produto e o efeito pode ser considerado de polimento à pele.



Espero que tenha ajudado um pouco. Em breve, mais dicas, técnicas e inspirações para vocês!



"Maquiagem e salto alto são adicionais, mais um belo sorriso e (boa) personalidade devem ser obrigatórios."











No comments:

Post a Comment